Como a empresa deve se posicionar no ambiente competitivo? Quais os fatores que levam as empresas a criar vantagem competitiva? Como pensar a estratégia do negócio? Essas questões provocam reflexões sobre a estratégia empresarial na mente do empreendedor, olhando para fora e para dentro da empresa.
De modo geral, o conhecimento em estratégia nos indica que existem duas abordagens de pensar a empresa estrategicamente:
1- Olhando para o ambiente externo (setor/mercado de atuação)
2- Olhando para o ambiente interno (sinergia, pessoas, logística entre outros fatores, ou seja, os recursos)
O ambiente externo exige que as empresas se posicionem estrategicamente de duas maneiras básicas:
i) com um controle efetivo dos custos para ser operacionalmente eficiente em setores em que as margens são pequenas, ou seja, produz-se ou vende-se em escala com controle detalhado dos custos, porque a competição acirrada reduz a margem de lucro.
ii) com um produto ou serviço diferenciado que permita a empresa cobrar um valor adicional (um prêmio que o cliente está disposto a pagar), seja pela qualidade muito diferenciada, marca, suporte diferenciado, enfim algo que agregue valor ao consumidor final do produto ou do serviço.
Além disso, é importante identificar se alguma característica interna proporciona essa vantagem competitiva, dentre elas: sinergia da equipe, logística, marca etc. A análise SWOT que avalia pontos fortes e fracos (ambiente interno) e oportunidades e fraquezas (ambiente externo) ajuda bastante nessa análise e muitas empresas falham em não fazer ou não se dedicam de maneira profunda nessa análise. Antecipar esses fatores pode contribuir para a empresa potencializar pontos fortes e oportunidades no mercado e a aprender a lidar e reduzir pontos fracos e fraquezas.
Pense como um estrategista, essa prática ajudará a pensar soluções e a projetar o negócio para o futuro.