O que meu negócio precisa ter para manter suas atividades? O que preciso desenvolver para crescer sustentavelmente? Identificar o produto ou serviço principal do negócio, ou antes disso, planejar antecipadamente qual será, pode trazer vantagens significativas no ambiente competitivo.
Cada negócio tem suas peculiaridades internas que ajudam a se posicionar ou dar respostas ao ambiente externo. Algumas empresas podem ser mais diversificadas que outras, ou seja, oferecer para o mercado muitos produtos ou serviços ou, ainda, uma combinação de ambos. Caso a empresa ofereça um ou dois produtos precisa ter muito bem calculado os custos, controle de matéria-prima, quantidade comprada e vendida, fatores internos que impedem expansão da produção, venda ou prestação do serviço dentre outras questões. Além disso, é muito importante entender a estrutura e a conduta dos concorrentes.
No caso de empresas mais diversificadas, é muito relevante o empreendedor/executivo identificar ou desenvolver um produto ou serviço (ou alguns) que possa(m) gerar receita(s) suficiente(s) para cobrir todos ou a maior parte dos custos do negócio. Em outras palavras, tente identificar e desenvolver um (ou dois) produto(s) que possa(m) cobrir todo ou a maior parte dos custos fixos do negócio.
Deixe claro seu nicho de mercado e desenhe sua cadeia de valor. Esses são dois detalhes que permitirão manter o foco no core do seu negócio. Tempo tem que ser gasto em atividades úteis para maximizar o valor do negócio.