De tempos em tempos surgem novas formas de organizar e demonstrar o que se almeja de uma empresa. No geral, como já é bastante conhecido na literatura e em sites especializados, o grande foco está na missão (propósito), visão (futuro) e valores (fundamentos ou princípios que devem estar enraizados nas ações de todos os colaboradores), todos elementos do planejamento estratégico.
Todavia, quando o empresário precisa de algo mais prático, normalmente, segue uma receita pronta que já foi utilizada de várias maneiras e em vários tipos de empresa para guiar esse processo de construção da missão e da visão e definindo os valores do negócio.
No processo de desenvolvimento desses elementos é necessário ficar atento ao que muitas vezes fica de lado, refletir profunda e sistematicamente em como medir a evolução e concretização desses ideais empresariais. Naturalmente surge uma reflexão sobre quais tipos de indicadores são mais adequados para medir (ou mensurar) a concretização desses ideais.
Nesse contexto, a organização pode ser vista como um todo, que pode, por exemplo, maximizar o retorno sobre o patrimônio líquido (resultado líquido dividido pelo patrimônio líquido) ou sobre o ativo (resultado operacional ou líquido dividido pelo ativo total), e, ao mesmo tempo, monitorar indicadores menores por setor ou departamento ou por tipos de produtos/serviços oferecidos, por exemplo, volume de venda, satisfação dos clientes, redução de devolução de produtos, perdas com clientes devedores, margem de lucro, precisão do orçamento entre orçado e realizado etc que são agregados até chegar no tipo de medida de retorno estabelecida.
Desse modo, cada parte menor da organização pode ser acompanhada, permitindo implementar melhorias na medida em que os gargalos são detectados por interferirem na maximização do(s) indicador(es) escolhido(s).
Por fim, o empresário precisa inspirar seu time de colaboradores para que os indicadores sejam monitorados periodicamente para no caso de qualquer desvio implementar alguma ação de correção imediatamente.