Startup é um novo negócio, como qualquer outra empresa, mas que possui algum fator de inovação, seja por produto ou processo. Dessas inovações podem surgir novos mercados, novos modelos de empresas ou ambos os casos.
A gestão, em um conceito genérico, é um fator crucial de uma Startup (e de todas as empresas), uma vez que o controle financeiro, o clima organizacional, a liderança, o modelo de governança e o planejamento naturalmente surgirão como demandas ao empreendedor.
No início de uma startup a validação da ideia (da sua proposta) concentra muita energia do idealizador/empreendedor. Então, entra o conceito de timing, ou seja, o tempo que leva para que sua ideia atinja seu público-alvo, e este passe a utilizá-la no dia a dia. Em um segundo momento, após a estabilização da startup, o desafio passará a ser o timing da evolução do processo ou produto para não perder clientes/usuários.
Uma vez validada a ideia ou a proposta do novo negócio, é importante ter em mente seu planejamento (ver aqui artigo relacionado). Devido a velocidade dos eventos que ocorrem em uma startup envolvida principalmente com tecnologia, técnicas e ferramentas básicas e superficiais existem à disposição para dar esse kick-off no projeto com custos bem reduzidos. Em um segundo momento, após a estabilização do negócio para superar a fase inicial ou de crescimento do ciclo de vida, um planejamento mais profundo, utilizando outras ferramentas de planejamento estratégico poderão apresentar outros riscos e oportunidades que ficaram despercebidos no momento inicial. Esse planejamento mais profundo poderá aumentar as chances de a startup permanecer no mercado no longo prazo.
Por fim, a parte financeira também é uma questão crucial. Estimar o número de clientes e seu crescimento, os gastos com marketing para atrair novos usuários e reter os atuais, o crescimento das receitas, os custos fixos e variáveis, a apuração correta de impostos, todas essas coisas fazem parte da gestão. No orçamento ou planejamento dos números, busque premissas realistas para estimar o futuro. Nenhum negócio prospera no “achismo” ou na intuição. Invista na compreensão dos fundamentos do seu negócio para crescer de maneira consistente.
José Elias Feres de Almeida
Interessante o texto José Elias!